20 de fevereiro de 2017

Joãozinho Ribeiro

   "O maranhense Joãozinho Ribeiro nasceu em 29 de abril de 1955, na Rua 21 de abril, no bairro Coreia, em São Luís. Técnico da Receita Federal, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e ex-secretário de Estado da Cultura, o compositor passou a infância nas ruas e bairros do subúrbio e casarões do Centro Histórico embalada pelos apitos da fábrica, que 'roubavam' a mãe operária, para o trabalho.
   À medida que cresceu o menino, crescia o artista. Nas décadas de 1950 e 1960, já simpatizava com as canções de Ângela Maria, Orlando Silva, Dalva de Oliveira, assim como o ecoar dos tambores nas noites de São João em São Luís, lá para as bandas da Floresta, Matadouro e Monte Castelo, impregnando em si o forte sotaque das zabumbas.
   Nos anos 1970, no bairro do Desterro, sua diversão era dedilhar violões em salões de barbeiros, ouvir vitrolas do baixo meretrício, tocando boleros de Waldick Soriano e o reggae jamaicano, em meio a visitas para tias de um velho casarão da Rua Afonso Pena, em tempos de ladainha e novenas, acompanhadas por músicos do antigo jazz e queimações de palhinha".

 https://mega.nz/#!yhpRDLgb!dsRJ6PS4qc4rVFFiQhKzdV6hE35I-sujiPrBtI-2nT4   "O Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro) foi o palco por dois dias (27 e 28 de novembro de 2012), para a realização do show Milhões de Uns, que marcará a gravação do primeiro CD do cantor e compositor maranhense Joãozinho Ribeiro, contou com a presença de convidados especiais, entre eles, os cantores Zeca Baleiro e Chico César, que retornaram a São Luís especialmente para a ocasião. O nome do espetáculo musical é também o de uma das canções, já interpretada pela cantora Célia Maria em 2001, que lhe rendeu dois prêmios Universidade FM, nas categorias Melhor Letra e Melhor Música".
   O CD Milhões de Uns, além do Joãozinho Ribeiro, conta também com a presença musical dos convidados Coral São João (na faixa: Milhões de Uns), Milla Camões (na faixa: Coisa de Deus), Célia Maria (na faixa: Saiba Rapaz) , Zeca Baleiro (nas faixas: Palavra e Erva Santa), Chico César (nas faixas: Anonimato e Erva Santa), Alê Muniz (na faixa: Planos Urbanos), Lena Machado (na faixa: Rua Grande), Chico Saldanha (na faixa: Matraca Madeira), Elba Ramalho e Oliveira Neto (na bateria) (na faixa: Asas da Paixão).




Nenhum comentário:

Postar um comentário