22 de junho de 2014

Cacuriá de Dona Teté


  "O Cacuriá une dança e música, com influências da Festa do Divino Espírito Santo. Em 1986 o grupo Laborarte decidiu montar um cacuriá e convidou a caixeira e rezadeira popular Almerice da Silva Santos, conhecida como Dona Teté, para desenvolverem, juntos, uma pesquisa que culminaria na criação do espetáculo Cacuriá de Dona Teté. Durante o processo de criação do espetáculo o grupo buscou elementos característicos e originais da dança, identificando e expressando a teatralidade e a sensualidade latente desta brincadeira, explorando o ritmo e a letra das canções, criando então uma identidade que conquistou o público maranhense e de outras regiões. 
  O Cacuriá de D. Teté, hoje considerado a maior expressão dessa manifestação folclórica, tem mais de 25 anos de existência, com um disco de vinil e três CDs gravados. Dona Teté, grandes damas da cultura popular maranhense, foi responsável por tornar o Cacuriá um dos símbolos de nossa identidade cultural. É também caixeira do Divino Espírito Santo, reza ladainhas, é coreira de tambor de crioula e participa de espetáculos de teatro. É uma artista conhecida e respeitada nacionalmente. Em 08 de novembro de 2006 foi reconhecida por seus feitos na cultura popular maranhense com a premiação da Ordem do Mérito Cultural (Governo Federal/Ministério da Cultura)". 
  Atualmente o Cacuriá de Dona Teté é embalado pela bela voz da cantora Rosa Reis, na oportunidade, MaraSom apresenta o 1º DVD do grupo gravado no largo da Igreja do Desterro.
Adaptação: Cassio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário